terça-feira, 25 de junho de 2013

Você está bem? Precisa de algo?

25/06/2013 - 11h21

Você está bem? Precisa de algo?

PUBLICIDADE
 
É possível prevenir o suicídio e um dos caminhos é abrir canais para que as pessoas falem sobre o desejo de morte.
Foi a principal mensagem de um debate promovido pela Folha neste mês, que teve a participação do psiquiatra José Manoel Bertolote, autor de "O Suicídio e sua Prevenção", a psicóloga Rosely Sayão e Robert Gellert Paris Junior, conselheiro do CVV (Centro de Valorização à Vida).
Uma das primeiras causas de morte em homens jovens nos países desenvolvidos e emergentes, o suicídio mata 26 brasileiros por dia. Nos últimos 25 anos, a taxa de suicídio aumentou 30% entre adolescentes e jovens.
Como mediadora do debate, fiquei impressionada como medidas aparentemente simples podem fazer uma enorme diferença, especialmente entre aqueles que já tentaram uma vez o suicídio e têm mais risco de tentar outras vezes.
Uma das medidas preconizadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é o treinamento de agentes de saúde ou comunitários para procurar a pessoa que tentou se matar e fazer apenas duas perguntas: Você está bem? Precisa de alguma coisa?
A seguir, editei parte do debate com as principais falas dos participantes.
ATO DE DESESPERO
José Manoel Bertolote:
"Há muita subnotificação de suicídio, muitos casos são registrados como acidente ou como intoxicação (quando a pessoa morre dias depois de ingerido substância tóxica, por exemplo).
São os rapazes que estão se matando cada vez mais. Mortes por suicídio sempre são mortes evitáveis, passíveis de prevenir. O suicídio é sempre um ato de desespero. Nem todo suicida quer morrer de fato. Ele quer mudar algo, fugir de uma situação e naquele instante não vê saída. Por que nesses últimos 25 anos aumentou tanto o número de jovens brasileiros que não querem mais viver? O que não veem mais pela frente, o que não enxergam que é preferível morrer?"
MÍDIAS SOCIAIS
Rosely Sayão:
"O jovem do mundo atual está permanentemente conectado com o mundo público, não tem mais privacidade, intimidade. É uma confusão grande entre a vida pública e a privada. Tudo o que acontece, ele coloca na rede. Não tem condição de avaliar o tamanho de repercussão que terá de enfrentar. Nem sempre a comunicação significa troca.
Todos nós sabemos que para uma criança ou adolescente crescer, amadurecer, precisa enfrentar muitas crises. Mas hoje eles têm muitas dificuldades de enfrentar essas crises em ambiente protegido. Como ainda são muitos impulsivos, fazem coisas que depois se arrependem e a consequência é a ressaca emocional.
Os pais, em geral, não percebem esse perigo. É interessante observar que muitos deles não deixam o filho ir sozinho à praça da Sé, mas o deixa sozinho no ambiente virtual. achando que estão mais protegidos. Esses jovens estão disponíveis para colocar a intimidade ao mundo público, ao julgamento dos outros.
E as crianças são as próprias mães que as expõem ao postar fotos e comentários sobre os filhos. Não têm ideia do que estão provocando, ensinando o que não deveria ser ensinado. Intimidade a gente cuida, protege. Os jovens crescem sem esse ambiente protegido".
CVV PARA JOVENS
Robert Gellert Paris Junior:
"Há alguns anos, o CVV abriu um serviço de comunicação para os jovens. Hoje se tem uma quantidade enorme de comunicação, mas tudo é muito artificial na internet. A maioria dos jovens que nos procuraram (71%) tem menos de 30 anos e desses, 30% manifestaram desejo de morrer.
É bom porque o jovem achou uma maneira de falar o que incomoda, encontrou ambiente propício para isso. O serviço está crescendo bastante. O que os jovens buscam é falar sobre o que os incomodam, de mostrar suas fraquezas sem serem julgados. Muitas vezes, encontrar um canal para ser ouvido desarma a bomba, dá um alívio."
REFORMA PSIQUIÁTRICA
José Manoel Bertolote:
"Há muita carência de atendimento de pessoas que sofrem de transtornos mentais, que são potencialmente mais sujeitas ao suicídio. As evidências mostram que 98% das pessoas que morreram por suicídio tinham transtornos psiquiátricos como depressão (40% dos casos), alcoolismo e uso de drogas.
O país passou de 90 mil para 30 mil leitos psiquiátricos. A ideia da reforma psiquiátrica foi bem imaginada para acabar com os abusos, mas hoje não há atendimento suficiente. São raros os locais que recebem o paciente que já tentou o suicídio e o encaminha para outro um nível de complexidade. Isso não existe.
O único estudo público que envolveu jovens entre 15 e 19 anos, que morreram por suicídio, relevou que 30% tinham transtornos de conduta, confundidos com mau comportamento na escola, em casa. Esses jovens precisam de atendimento psiquiátrico e psicológico. Ao menos 15% dos casos estudados não se encontrou um diagnóstico psiquiátrico, agiram por impulsividade. A carência de psiquiatras infantis e de psicólogos clínicos nesta área é brutal."
ABANDONO DOS JOVENS
Rosely Sayão:
"Os jovens estão abandonados à própria sorte, abandonado pela família que está voltada para si. Ele disputa a juventude com todos nós, todo mundo quer ser jovem hoje. Está abandonado pela escola porque a escola está focada na questão do conhecimento, do conteúdo. Não há escuta, interesse verdadeiro por esse jovem. Isso mostra o absoluto despreparo para lidar com o adolescente, com a rebeldia, com a contestação. O jovem existe para isso. Por conta das contestações juvenis é que o mundo muda quase sempre para melhor.
A escola não tem comunicação com o jovem. Muitas até têm preocupação com a saúde biológica. Toda escola tem uma enfermaria. Os jovens até a usam muito para pedir remédio para ressaca, dor de cabeça. Mas não há preocupação com a saúde mental.
Às vezes, nem o próprio jovem percebe que está pensando em suicídio, temos que interpretar isso. Há uma quantidade enorme de jovens desafiando a morte em esportes radicais, dirigindo embriagado ou mesmo dirigindo em alta velocidade. Precisamos entender por que ele está querendo desafiar a morte?"
LEVAR A SÉRIO
Robert Gellert Paris Junior:
"Qualquer ameaça de suicídio deve ser levada a sério. Pode até ser ataquezinho de adolescente ou uma brincadeira, mas vale a pena levar a sério. Os jovens dão indícios importantes. Por exemplo, acidentar-se em um nível muito acima do normal, distribuir pertences, escrever mensagens cifradas ou simbólicas, expressar baixa auto-estima.
É preciso lembrar que para cada suicídio há 20 ou 30 tentativas anteriores. Se alguém já tentou o suicídio, há uma probabilidade muito maior de voltar a tentar. Se ele está chamando a atenção, vamos dar essa atenção, ele está pedindo, precisa disso.
Estabelecer essa proximidade pode ser a chance de ajudá-lo a recuperar a alegria de viver. O isolamento é o caminho mais curto. Pessoas isoladas têm um caldeirão interno, uma panela de pressão que não tem a válvula. Muita gente estabelece relação do suicídio a um fato recente, uma briga, uma desilusão amorosa. Mas antes disso, muita coisa aconteceu, e os indícios não foram levados a sério."
PREVENÇÃO
José Manoel Bertolote:
"Há algumas iniciativas no sentido de prevenir o suicídio. Em Botucatu, por exemplo, a prefeitura resolveu reorganizar a saúde mental e adota um pequeno protocolo para lidar com a situação. Em pessoas que chegam aos serviços de saúde com depressão ou alcoolismo, é perguntado se tem pensado em se matar. Se a resposta é afirmativa, um agente da saúde o leva para um psiquiatra para avaliação.
O suicídio começa com uma ideia vaga, que pode se cristalizar e se converter em decisão, que vira plano e que, por fim, vira tentativa.
Uma tentativa é um grande fator de risco. A OMS preconiza o seguimento da pessoa que tentou o suicídio. Quando liberado clinicamente, um agente de saúde ou comunitário faz contato com ela e diz que voltará a contatá-la dentro de uma semana. Nos melhores hospitais, depois da alta, há o encaminhamento para o psiquiatra. Estudos mostram que 40% das pessoas que tentaram se matar tentam de novo uma semana depois.
Esse modelo foi testado em oito países, inclusive no Brasil, em Campinas. Ao chegar à casa da pessoa, o agente fazia apenas duas perguntas: Como vai? Precisa de alguma coisa? Se a pessoa falasse que estava bem, o agente voltava na semana seguinte, depois quinzenalmente e, depois, mensalmente. O seguimento durou 18 meses.
Se respondesse que não estava bem, o agente ia atrás de médico, padre, benzedor, enfim, de alguém que pudesse intervir no processo. Houve uma redução importante em mortes por suicídio e, a partir disso, criou-se uma rede social de apoio artificial de baixíssimo custo. Funcionou muito bem para indivíduos que não tinham isso. As pessoas podem até ter família e amigos mas não enxergam que eles os escutam.
Em países nórdicos, onde o contato físico é mais difícil, mandava-se cartão postal. E funcionou também. A pessoa pensa: alguém nesse mundo pensa em mim, toma seu tempo.
Precisamos perder o medo do tabu e enfrentar o suicídio como uma questão grave e séria, que leva à morte. E fazer isso de forma competente."
Avener Prado/Folhapress
Cláudia Collucci é repórter especial da Folha, especializada na área da saúde. Mestre em história da ciência pela PUC-SP e pós graduanda em gestão de saúde pela FGV-SP, foi bolsista da University of Michigan (2010) e da Georgetown University (2011), onde pesquisou sobre conflitos de interesse e o impacto das novas tecnologias em saúde. É autora dos livros "Quero ser mãe" e "Por que a gravidez não vem?" e coautora de "Experimentos e Experimentações". Escreve às quartas, no site.

domingo, 16 de junho de 2013

Lançamento Cartilha de Prevenção ao Suicídio




Nossa proposta é conversarmos mais sobre suicídio com toda a sociedade, para isto produzimos um folheto com informações básicas, na forma de perguntas e respostas, baixe a partir da pagina a seguir e divulgue para todos que tiverem interesse! Abç

http://www.cvv.org.br/images/stories/saibamais/falando_abertamente_sobre_suicidio.pdf